segunda-feira, 5 de junho de 2017

Obras de construção de sanitários públicos a 60% de execução


A cidade de Quelimane experimenta momentos de crescimento em termos de construção de infra-estruturas, tanto na zona urbana, quanto na zona peri-urbana. Prédios, armazéns, hospitais, estradas, etc., estão a ser erguidos até em locais onde não se imaginava uma infra-estrutura de destaque.
A pesar do crescimento registado, a edilidade enfrenta desafios de vária ordem, a destacar a manutenção da saúde pública.
Para responder as exigências ambientais, o Conselho Municipal da Cidade de Quelimane leva a efeito os trabalhos de execução do projecto de construção de 7 sanitários públicos nos locais de maior aglomeração populacional, nomeadamente, mercado do Aquima, na Romoza, proximidades do Hospital Central de Quelimane, Doca Seca, mercado do Namuinho, mercado Lixo e no Posto Administrativo Nº 4.
Os trabalhos a serem realiza-dos para a efectivação do projecto estavam previstos para terem início a 7 de Maio do ano em curso com duração de 60 dias, entretanto, situações adversas fizeram com que iniciassem tardiamente.
“O ritmo pelo qual as obras decorrem indica que teremos as obras concluídas dentro do tempo determinado, apesar de termos iniciado um pouco tarde com a identificação dos locais para a implantação das infra-estruturas” – afirmou, Hélder Subizo, Director de Edifícios no Conselho Municipal, acrescentando que o estado das obras é avaliado em 60% de execução.
As obras custam pouco me-nos de 14 milhões de meticais, sendo que cada obra custa 1.895.000, 45Mt, financiados pela WaterAid, Organização Não Governamental que opera na área de saneamento do meio.
Segundo Hélder Subizo, Director de Edifícios no Conselho Municipal, o lote dos sanitários em construção surge consideravel-mente pela responsabilidade da edilidade e da WaterAid na manu-tenção e promoção da saúde.
Subizo afirmou que as infra-estruturas deverão ser geridas por privados como forma de garantir sustentabilidade das mesmas.
O funcionamento das instalações vai colmatar uma lacuna existente nos diversos locais e há muito sublinhada pelo autarca local e pela população.

Texto: Sérgio Zacarias

Sem comentários:

Enviar um comentário