domingo, 4 de junho de 2017

Câmara de Comércio Quelimane-Blantyre na forja

Realizou-se de 23 a 27 de Maio de 2017, na Cidade de Quelimane, a troca de experiência entre o executivo do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane e o do Município de Blantyre – Malawi, inserida no âmbito da revitalização dos Acordos de Geminação assinados a 12 de Junho de 2003. Neste percurso, Manuel de Araújo e Joseph Makwinja reafirmaram o seu compromisso de criação de relações e mecanismos para o desenvolvimento sustentável das duas cidades.



Esta geminação assenta no comprovado espírito de abertura ao exterior da população de Blantyre e de Quelimane e, servirá para o mútuo aprofundamento entre os dois povos, para além de concretizar diferentes iniciativas de natureza socioeconómica, educacional, turística, cultural, desportiva, recreativa e demais áreas que se mostrem relevantes para o reforço de laços de amizade.

O estabelecimento desta parceria entre o Município de Quelimane e o de Blantyre representa uma intervenção coordenada e articulada em torno de uma abordagem socioeconómica para o desenvolvimento sustentável.
Espera-se assim contribuir para uma melhor gestão dos recursos públicos e uma maior eficácia na implementação dos planos governamentais que também assentam nos anseios do empresariado local, nacional e internacional.

A troca de experiência, dirigida pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade Quelimane, Manuel de Araújo, atesta o compromisso dos dois governos municipais em prol do objectivo comum de promoção do desenvolvimento e crescimento inclusivo.

Nas suas intervenções, o Edil de Quelimane e o Vice-presidente de Blantyre, na qualidade de principais responsáveis pelo processo de troca de experiência, sublinharam a necessidade de potenciar cada vez mais as trocas comerciais entre os dois municípios para que os recursos existentes possam ser aproveitados de forma sustentável.

Para Joseph Makwinja, Vice-presidente do Município de Blantyre, o rio dos Bons Sinais e o porto de Quelimane são respectivamente, recursos potenciais para turismo e trocas comerciais.


Empresários propõem criação de câmara de comércio Quelimane-Blantyre

Para tornar realizável o anseio sublinhado, a delegação de Blantyre e do Município de Quelimane, mantiveram encontro com o empresariado local através do Conselho Empresarial Provincial (CEP) da Zambézia, onde foi proposta a criação de câmara de comércio Quelimane-Blantyre e apresentadas as áreas de interesse dos empresários, a saber, extracção dos recursos minerais, educação e turismo.

Como contrapartida, o presidente interino do Conselho Empresarial Provincial, Alfredo Ramos, apresentou ao Vice-presidente do Município de Blantyre, uma relação de 8 empresários que operam na extracção de sal, que exportam para a vizinha República do Malawi elevadas quantidades.

Entretanto, tanto os empresários de Blantyre, quanto do Mu
nicípio de Quelimane, enfrentam certas complicações na fronteira entre Malawi e Moçambique, no distrito fronteiriço de Milange.

Durante a estadia no solo urbano de Quelimane, Joseph Makwuinja mostrou-se optimista pela experiência vivida, destacando saneamento, infra-estruturas e habitação, cobrança de impostos, gestão financeira, orçamentação participativa como algumas áreas concretas nas quais o executivo pretende incidir no âmbito da geminação.

Texto: Sérgio Zacarias
Fotografia: Redacção

Sem comentários:

Enviar um comentário