quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exposição do Artista plástico Kumallemo



Os Municipes de Quelimane estão a comemorar desde o dia 11 de Junho, os festejos do dia da Cidade, que se assinala no dia 21 de Agosto. No dia 13 de Julho, o Artista plástico Aly Ismael Sumal (KUMALLEMO), expós no salão Nobre do Conselho Municipal de Quelimane suas obras. A exposição contou com a participação de Municipes da cidade de Quelimane, Artistas plásticos, Empresários e outras entidades. Com mais de cinquenta obras expostas, Kumallemo ilustrou a realidade dos cidadãos nas suas mais diversas telas, com temas variados. 

As obras focam mais a mulher no seu dia a dia, o sofrimento do ser humano, e os acontecimentos nas sociedades.

Artista Zambeziano, nascido em Moxoro, Posto Administrativo de Maquival, distrito de Quelimane. Em 1962 desenha o retrato do capitão da fragata, Daniel Rocha, e no mesmo ano, chega o artista plástico Albano Neves de Sousa, artista Angolano de renome internacional, do qual Kumallemo se torma seu primeiro aluno, na Província da Zambézia.

Em 1967 Kumallemo foi incorporado nos serviços militares obrigatórios, depois de jurar a bandeira, segue para Belém, onde pinta a sala do soldado.
Em 2007, o artista abre uma Galeria de Arte, que será o marco das artes plásticas na Zambézia, em particular, e em Moçambique em geral e, aberto para todos.

De referir que as obras encontran-se no Município de Quelimane, durante 15 dias, e podem ser visitadas das 8 horas às 15 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário